A QUINTA
1915
a referência do vinho de lafões
A Quinta da Moitinha, fica situada na freguesia de Vila Maior, concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu.
Não é conhecida a data dos seus primórdios, mas é seguramente dos finais do século XIX, sendo datada de 1915 uma das casas de habitação, havendo outras anteriores a esta.
A propriedade foi do padre Manuel Fernandes de Oliveira (Tio Prior), como era conhecido, que nasceu provavelmente na década de 50 do ano 1800.
Era tio de José de Almeida e Costa pai do actual proprietário, António Costa.
Na época, o tipo de condução das videiras eram para servir de bordaduras, encostadas a “uveiras”, em latadas ou ramadas, com o predomínio das vinhas altas. Mas segundo testemunhos, desde a década de 30/40 do Séc. XX que a Quinta da Moitinha começou a produzir vinho, sendo durante décadas uma referência no vinho branco de Lafões, cujas uvas, eram entregues na Adega Cooperativa de Lafões, entretanto extinta.
Dando continuidade à referência e afirmação do vinho branco Quinta da Moitinha, na chegada do ano 2000 procedeu-se à progressiva plantação da vinha. Iniciou-se com numa área de 10.000 m2 até aos 30.000 m2 actuais, em 2021.
Actualmente a Quinta da Moitinha é cenário de distintos eventos, como um importante encontro de produtores de vinhos da região, com mostra gastronómica, até à passagem de turistas fotógrafos nacionais e estrangeiros do “Descobrir Vila Maior 2020”, com visita guiada e provas enológicas. E em parceria com vários operadores turísticos recebe visitas guiadas com degustação de vinhos, actividades nas vindimas, e percursos pedestres, como o “PR10 – Rota da Nossa Senhora das Colmeias”, entre outros eventos