Quinta da Moitinha

A QUINTA

"... Quinta da Moitinha começou a produzir vinho, sendo durante décadas uma referência no vinho branco de Lafões, cujas uvas, eram entregues na Adega Cooperativa de Lafões..."
Garrafa de vinho de lafões Quinta da Moitinha
SINCE
1915

a referência do vinho de lafões

A Quinta da Moitinha, fica situada na freguesia de Vila Maior, concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu.

Não é conhecida a data dos seus primórdios, mas é seguramente dos finais do século XIX, sendo datada de 1915 uma das casas de habitação, havendo outras anteriores a esta.

A propriedade foi do padre Manuel Fernandes de Oliveira (Tio Prior), como era conhecido, que nasceu provavelmente na década de 50 do ano 1800.

Era tio de José de Almeida e Costa pai do actual proprietário, António Costa.

Na época, o tipo de condução das videiras eram para servir de bordaduras, encostadas a “uveiras”, em latadas ou ramadas, com o predomínio das vinhas altas. Mas segundo testemunhos, desde a década de 30/40 do Séc. XX que a Quinta da Moitinha começou a produzir vinho, sendo durante décadas uma referência no vinho branco de Lafões, cujas uvas, eram entregues na Adega Cooperativa de Lafões, entretanto extinta.

Dando continuidade à referência e afirmação do vinho branco Quinta da Moitinha, na chegada do ano 2000 procedeu-se à progressiva plantação da vinha. Iniciou-se com numa área de 10.000 m2 até aos 30.000 m2 actuais, em 2021.

Actualmente a Quinta da Moitinha é cenário de distintos eventos, como um importante encontro de produtores de vinhos da região, com mostra gastronómica, até à passagem de turistas fotógrafos nacionais e estrangeiros do “Descobrir Vila Maior 2020”, com visita guiada e provas enológicas. E em parceria com vários operadores turísticos recebe visitas guiadas com degustação de vinhos, actividades nas vindimas, e percursos pedestres, como o “PR10 – Rota da Nossa Senhora das Colmeias”, entre outros eventos